Mulher Sexo Frágil

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Alguns Conceitos do Módulo 01

Conceitos básicos

Políticas publicas: conceito permeado em discussões , pode ser definido por tudo aquilo que o governo faz no que diz respeito as leis , medidas reguladoras,decisões e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real. Outro modo de conceituá-lo diz que políticas publicas é o campo de conhecimento que busca, ao mesmo tempo, colocar o governo em ação, ou analisar  esta ação

Intersetorialidade: trata-se da comunicação e da relação estabelecida por diferentes setores de atuação institucionais, permitindo interlocução aprofundada e co-responsável em torno de uma ação especifica. Através da construção de redes de participação a sociedade brasileira se organiza cada vez mais, priorizando a horizontalidade no processo de participação e implantação das políticas publica

Raça: conceito de categoria ética semântica, nada tem de biológico, natural. O campo semântico do conceito raça depende, portanto, da estrutura global da sociedade e das relações de poder que a ela perpassam. Do ponto de vista cientifico a apenas uma raça humana

Sociedade Civil: conceito que se refere as ações coletivas em torno de valores, aspirações e interesses. Na teoria, difere-se de formas institucionais como estados e a família, freqüentemente embasadas como instituições de caridade, organizações não governamentais, grupos comunitários, organizações femininas, sindicais e movimentos sindicais. 

Estado: conceito que refere-se as unidades políticas ( municípios estados nações) que se apresentam sob a forma de republica ou democracia.

Governo: autoridade administrativa ou gestor (a) de uma unidade publica

Direitos Humanos: conceito embasado pelas organizações das nações unidas, refere-se aos direitos básicos e as liberdades fundamentais de todos os seres humanos, sem distinção de raça, cor, sexo, idade, religião, opinião política origem nacional ou social ou qualquer outra.



Democracia Republicana: conceito que propõe igualdade de direito de cultivar os próprios valores e modos de vida, sem subordinar ou oprimir outros grupos e pessoas.

Reconhecimento: conceito cunhado por Axel Honneth como categoria de analises das lutas contemporâneas dos movimentos sociais. Cada negação ou desrespeito a um individuo ou coletivo, corresponde uma demanda por reconhecimento que terá por resultado no desenvolvimento de uma consciência moral de cada individuo e mesmo da sociedade, desencadeando ações que garantam a dignidade, confiança e também os direitos dos indivíduos.

Etnocentrismo: é a tendência a considerar o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade como mais importante do que os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário