Mulher Sexo Frágil

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IDEIAS DE PLANO DE AÇÃO DO GRUPO 01

PLANO DE AÇÃO
Desenvolvimento da Inteligência Emocional em crianças da Comunidade Quilombola
ALUNA CURSISTA: 
Michele de Oliveira Sampaio
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Serão aplicadas atividades em sala de aula (com o auxílio da professora).
  • Utilizar atividades com desenhos específicos e questionamentos sobre a vida pessoal de cada um;
  • Reconhecer atitudes boas e ruins;
  • Apontar hábitos;
  • Identificar habilidades de cada um;
  • Identificar o que cada aluno pensa de si mesmo;
  • Relacionar sentimentos com as partes do corpo;
  • Reconhecer pessoas importantes na vida de cada aluno;
  • Reconhecer a importância da família e dos amigos;
  • Reconhecer sentimentos positivos e negativos segundo a ótica da turma;
Findada a realização das atividades e sendo analisadas, poderão ser realizados num segundo momento, seminários acerca do que foi desenvolvido, nos quais pode-se falar sobre os sentimentos expostos e os alunos também poderão expressar suas ideias. Também pode-se trabalhar com alternativas para os sentimentos como a tristeza, a baixa auto-estima, o desânimo e as dificuldades diversas que forem apontadas pelas crianças. 
POPULAÇÃO BENEFICIADA: 
Crianças que estudam na rede pública de ensino, no ensino fundamental da Comunidade Quilombola em Pedra Branca, Vargem Alta. 



PLANO DE AÇÃO:
Observatório das violências de Gênero.


ALUNA CURSISTA:
 Laureci Aparecida Gonçalves da Silva Fabres 


DESCRIÇÃO DA AÇÃO

Serão desenvolvidas ações para identificar os casos de violência no Município.

O Observatório atuará na prevenção e combate ao racismo.
Após conhecimento do grau de elevação de violência de gênero e discriminação será desenvolvido um plano de ação a fim de minimizar tais questões.



POPULAÇÃO BENEFICIADA:
Homens e mulheres de diversas raças/etnias, gênero e LGBT do Município de Vargem Alta.



PLANO DE AÇÃO:  Não a violência domestica
ALUNA CURSISTA: Letícia Largura
DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Como não existe dados sobre o assunto, deve-se começar com uma pesquisa e levantamento de informações, ocorrências policiais, registros no Concelho Tutelar do Município, etc.
Após conhecer o índice de violência contra mulheres e crianças, será programado um ciclo de palestras nas escolas municipais da cidade de Vargem Alta.
O último passo a ser realizado é o acompanhamento da redução/aumento desse índice.
POPULAÇÃO BENEFICIADA:
Pais, mães e alunos das escolas públicas municipais do município de Vargem Alta.

PLANO DE AÇÃO
 MULHERES PODEROSAS
ALUNA CURSISTA: 
Rakel Mônika Martins Abílio
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Formar grupo de mulheres, para realização de orientação, informação e desenvolvimento pessoal, social e educativo das mesmas.
Através da realização de palestras educativas para desenvolvimento de temas voltados para a mulher tais como: saúde da mulher (aids, câncer de mama e de útero), planejamento familiar, violência doméstica, violência simbólica, violência contra a mulher (assédio sexual), empoderamento das mulheres, mulheres no mercado de trabalho, auto-estima, autonomia das mulheres, orientação sexual, racismo, sexualidade, identidade de gênero, identidade sexual,
entre outros. E realizar a interação do grupo, através de dinâmicas e troca de experiências.

Local onde serão realizadas as reuniões do Grupo de Mulheres: CRAS de Vargem Alta.

- Discutir o projeto com o gestor do CRAS.
- Realizar reunião com a equipe que irá desenvolver o trabalho.
- Divulgar o Grupo de Mulheres na comunidade.
- Realizar a busca ativa entre as famílias cadastradas no CRAS e no Programa Bolsa Família, das mulheres que irão participar do Grupo.
- Preparar o material das palestras e selecionar os palestrantes.
- Realizar a compra de material para a preparação dos lanches.
População beneficiada: Mulheres residentes no município de Vargem Alta, cadastradas no CRAS e no Programa Bolsa-Família.


PLANO DE AÇÃO
“Conhecer para fortalecer e garantir direitos”

ALUNA CURSISTA: 
Bianca Nicoli Scaramussa

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
A primeira etapa de divulgação do CREAS será desenvolvida para os representantes da rede de proteção social de Vargem Alta, com a palestra: “Divulgar para conhecer, fortalecer e garantir direitos, com enfoque no enfrentamento da violência contra mulher”.       
Na segunda etapa da divulgação será  desenvolvido um trabalho nas comunidades, com atividades culturais, artísticas, lanche, dentre outras, oferecidos à população em geral, objetivando a apresentação e divulgação do CREAS, os serviços ofertados pela instituição, com destaque para o enfrentamento à violência contra a mulher. Estas atividades serão realizadas com objetivo de “despertar na população o sentido de prevenção, proteção e erradicação da violência doméstica, sobretudo contra o público feminino, em âmbito municipal” (Martinez, 2010).
POPULAÇÃO BENEFICIADA:
Indivíduos com direitos violados, com ênfase nas mulheres vítimas de violência.



PLANO DE AÇÃO: Saúde da Mulher Negra - Vargem Alta Negra
Nome: Janete Vilela da Paschoa

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Sendo o dia 27 de outubro de 2011 o dia nacional da saúde da população negra, e sendo eu professora de história de escola da rede municipal de ensino e militante do movimento negro de Vargem Alta – PRONEGRO-VA  juntamente com um grupo de colaboradores, pensamos na possibilidade de conscientizar a população negra, principalmente as mulheres que sofrem diferentes tipos de discriminação, e violências que precisam de tratamento médico específico e adequado ao seu organismo, pois a falta destes aumenta  o nº de óbito envolvendo este grupo étnico.
Realizamos uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde do Município de Vargem Alta, Dr. Anderson Roberto Gaburro para analisar as possibilidades de uma palestra com especialista no assunto e uma ação para constatar as necessidades  locais que no caso é a Comunidade Quilombola de Pedra Branca, Comunidade esta que foi reconhecida pelo Governo Federal em 18 de fevereiro de 2011 e  precisa de atenção  por inúmero fatores, dentre eles, por ser até o momento carente, baixo nível de escolaridade e a população em sua maioria negros e negras.
Contamos com a parceria do Sr. Luiz Flávio Gomes, responsável pela Simplicite Educacional que trará os professores e  alunos do curso Técnico de Enfermagem , oferecendo atendimento  em geral.
Manoel Alves Oliveira coordenador do movimento das mulheres negras de Cachoeiro de Itapemirim que falará sobre a mulher Negra  em palestra e o  sr. Geovan Silva, Coordenador Estadual da CONEN – Coordenação Nacional das Entidades Negras fará uma palestra alertando a população das necessidades em buscar recursos para o bem estar da saúde. Profissionais do município estarão presentes dando suporte.
Com esta ação procuraremos atender as mulheres em suas diferentes faixas etárias, trabalhando uma linguagem adequada para que todos entendam perfeitamente que precisamos também fazer parte e estar inseridos buscando uma sociedade mais justa.
POPULAÇÃO BENEFICIADA:
Com esta ação, beneficiaremos diretamente as mulheres negras da Comunidade Quilombola de Pedra Branca, os homens negros por terem suas mulheres com mais saúde e felizes, as crianças por terem a família mais tempo juntos e vivos, a todas as pessoas negras e não negras do município de Vargem Alta e esperamos também, que no fim deste trabalho, frutos possam surgir ampliando efeitos em outras comunidades, quilombolas ou não, atingindo assim um maior número de pessoas além do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário