Mulher Sexo Frágil

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Conceitos do Módulo 3 Unidade 2

Embranquecimento: o termo pode ser compreendido como a solução para o problema racial no Brasil, uma vez que acreditava-se, e ainda acredita-se por muitos, que os negros, índios e mestiços eram “raças” inferiores, desta forma, a chegada dos europeus no país tornaria possível o processo de embranquecimento, ou seja a mistura de raças poderia depurar e salvar o país. Nesse sentido, houve a necessidade de dar valor a miscigenação como, contrariando o sinal negativo que era dado a tal processo pelas teorias racistas existentes.   
Identidade: nesta unidade o sentido de identidade pode ser compreendido como o conjunto de características que nos formam, sejam elas subjetivas e também no desenvolvimento de nossa relação com o meio social, e das nossas relações com os outros e com nós mesmos. Esse conjunto de caracteristica forma também nossa identidade nacional.
Singularidade: é a nossa formação subjetiva, é particularidade de cada indivíduo, seu modo único de pensar e agir, é formar sua própria identidade.
Democracia Racial: pode ser compreendida como um ideal estabelecido, mas que ainda não foi atingido, de que negros, índios, mestiços, brancos estão no mesmo nível de igualdade social, econômica, política e racial na sociedade. Como afirmam alguns autores é um mito na sociedade brasileira, é uma imagem que o próprio país vende para o exterior.
Preconceito de classe: pode ser compreendido como uma forma de invisibilizar uma classe social, por seu baixo poder aquisitivo, associado a sua cor e seu status social.  
Raça: nesta unidade o conceito de raça não se restringe apenas a distinção à cor da pele e as diferentes etnias, raça pode ser uma gama de construções sociais a partir da maneira como as pessoas se relacionam, se organizam (socialmente, economicamente e politicamente)e constroem suas hierarquias.     
Racismo Cordial: pode ser compreendido como um fenômeno associado ao conceito de democracia racial, à medida que a maioria das pessoas afirma que existe racismo no Brasil, mas dizem não ter preconceito de cor. Em uma pesquisa realizada no Brasil sobre racismo “a totalidade da população reconheceu o racismo no país, isto é, 90%, no entanto, 96% dizem não ter preconceito de cor. Essa confusão, para Flávio Jorge, é uma clara mostra do racismo cordial”. As pessoas reconecem que existem, mas não se assumem enquanto facilitadoras do preconceito.
Segregação: nesta unidade este conceito é estabelecido como “tratamento desigual ou injusto dado a uma pessoa ou grupo, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamentnotadamente sexual, religioso, étnico, racial,etc” (Dicionário Priberam).  
 

Redação de: Bianca Nicoli Scaramussa
Postagem de: Letícia Largura da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário