Mulher Sexo Frágil

domingo, 13 de maio de 2012

Minha Casa, Minha Vida



PROGRAMA “MINHA CASA, MINHA VIDA”
“O Programa Minha Casa Minha Vida –Recursos FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) é um programa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela CAIXA.
O objetivo do Programa é a produção de unidades habitacionais, que depois de concluídas são vendidas sem arrendamento prévio, às famílias que possuem renda familiar mensal até R$1.600,00.”( site caixa econômica federal).
O Programa de Habitação “Minha Casa, Minha Vida” visa construir casas populares para a população de baixa renda dos municípios brasileiros, através da parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal e também da Caixa Econômica Federal. Para uma família ter o direito de ser beneficiada com uma unidade habitacional, ela deve ter o perfil e se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Programa de Habitação Popular. Neste mês de maio, realizei visitas domiciliares nas comunidades de Vargem Alta, para selecionar famílias que se enquadram nos critérios nacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Entre os critérios para beneficiários podemos citar: Pessoas Idosas, Pessoas com deficiência ou que possuam pessoas com deficiência na família, baixa renda e mulheres que sejam responsáveis familiar, ou seja, famílias onde a mulher seja a provedora do lar, a responsável pela manutenção financeira da família, que sustenta a família sozinha. Portanto, vejo que esse programa colocou como critério de seleção dos beneficiários a perspectiva de gênero, uma vez que mulheres que sustentam suas famílias sozinhas tem preferência para serem selecionadas e beneficiadas com as unidades habitacionais.
Portanto, a inserção de um critério que envolve a perspectiva de gênero em um programa social do governo, é um avanço relevante que podemos citar.
Texto produzido por: RakelMônika Martins Abílio
Postagem: Michele O. Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário